#GLOBAL ANTI-CORRUPTION
PETITION (PORTUGUESE VERSION)
PETIÇÃO
PÚBLICA DE SIGNATÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO QUE TEM COMODIREITOS FUNDAMENTAIS
A DEMOCRACIA, ALIBERDADE E O DIREITO DE TODOS PARA UM MUNDO LIVRE DE CORRUPÇÃO
[FUNDAMENTADO
NOS ARTIGOS 1º,
INCISOS
II e III (CIDADANIA E DIGNIDADE), E 5º, INCISOS IV, XVI E XVII (LIVRE
MANIFESTAÇÃO, REUNIÃO E LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO) DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE
1988].
PROPOSTA
DE MANIFESTO ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA [POR UMA SOCIEDADE
DEMOCRATICAMENTE LIVRE]
A
presente petição pública tem como objetivo principal a obtenção de garantias
transnacionais de governos que assumam o comando de países
tais
como esta acontecendo no Brasil, bem como outras condições peculiares
inerentes a outros países nos quais possam se verificar competências e/ou
procedimentos ilegais caracterizados como corrupção ativa e passiva, bem como
tentativas de obstrução de justiça e outras tendo por objetivo essa extensão.
Através de alianças transnacionais básica e inicialmente de cidadãos
individualizados, grupos de
indignados
mundiais através de seus participantes, sejam mobilizados através de recursos
de informática e comunicação e principalmente associados à mobilizações
presenciais nas ruas (movimentos sociais)
tendo
como ponto de partida os cidadãos indignados e engajados de
diversos países, associados aliado às instituições republicanas
constitucionalmente
democráticas que garantam leis suficientemente fortalecidas, bem como
suas instituições no Estado Democrático de Direito. Tal processo poderia ser
proposto para Aliança Democrática
Nacional
que seja promotora de processos nos diversos países de cidadãos
signatários
inicialmente desta petição publica internacional e
futuramente
acordos entres entidades de grupos indignados nos diversos
países
no mundo.
Nós,
cidadãos brasileiros, latinoamericanos e de
qualquer
outra nação, abaixo assinados, com fundamento no art. 61, § 2º,
da
Constituição Federal e art.13 e 14 da Lei Federal nº 9.709, de
18/11/1998,
conclamamos a Presidente da República e aos Presidentes do
Senado
Federal, da Câmara dos Deputados, ao Procurador Geral da
República
e ao Supremo Tribunal Federal (A SEREM DEFINIDOS) e com base
na
PROPOSTA DE MANIFESTO ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA [POR
UMA
SOCIEDADE DEMOCRATICAMENTE LIVRE, cujo link< http:// >
Propõe-se
ao
Povo Brasileiro e a Comunidade Internacional estar alinhada com “As
Dez
Medidas Contra a Corrupção” e Apoio Irrestrito
à
Justiça Federal
(vide
abaixo e anexo nota de apoio da AJUFE), ao Ministério Público e
Polícia
Federal para seus fortalecimentos bem
como
suas autonomias.
ALIADO A
ISTO PROPOSTA DE UMA NOVA CAMPANHA MUNDIAL DE VIGILÂNCIA,
RESPONSABILIDAE
E PREVENÇÃO À OBSTRUÇÃO À JUSTIÇA todos baseados na
conjuntura
brasileira, da América Latina e Mundial.
São
Paulo, 7 de junho de 2016
Carla
C/c para
Rita Zambelli.
Presto-lhe
saudações pela excelência nas participações do movimento NASRUAS, participações
essas que estão fazendo a diferença ao que se refere à denunciações desse
modelo corrupto que se instalou na nossa república brasileira.
O
combate à corrupção sistêmica, como bem colocado pelo Juiz Federal Sérgio Moro,
deve ser contínuo e eficaz, com participação de representantes da sociedade
civil, o que você faz muito bem.
Penso
que com tais instrumentos de denunciação dos corruptos, sobretudo àqueles de
setores públicos de partidos, estamos sensibilizando a mídia internacional e
aos simpatizantes com a nossa causa, que longe de ser utópica vivida por nós
ativistas indignados e agora bem engajados, na prática do dia a dia nas redes
sociais, nos locais em que podemos atuar e principalmente nas ruas, onde nosso
movimento, por excelência tem conseguido fazer pressões nos diversos setores da
sociedade onde a corrupção e outros males se alojam, se entranhem. E, que, como
resultado participativo e decisivo nosso, modelo para outras países das
Américas e por que não para o mundo. Mesmo cônscio que nossa jovem
democracia ainda tem longas e duras caminhadas pela frente. Contudo, todo nosso
empenho desde as fundações dos NASRUAS, Amethyst, Aliança dos Movimentos
Democráticos e outros, darão substancial apoio para que consigamos
efetivamente, neste primeiro passo, no momento atual, a concretização do Impeachment
da Presidente afastada, bem como todas as questões já encaminhadas pelos nossos
movimentos. Creio que será mais uma contribuição do movimento dos indignados, e
importantes para o momento, para que possamos ter esperanças de um país
realmente democrático e republicanamente fortalecido através de suas intuições
e dos seus instrumentos legais.
Além
disso, penso que seria importante Aliança dos Movimentos Democráticos além de
fomentar tal processo dentre grupos de indignados, procuremos apoio
também de instituições sintonizadas com a questão da solução dos
problemas de corrupção no pais e também mister estamos pensando em outros
países, principalmente os circunvizinhos ao Brasil, sem deixar de pensar em
todos das Américas como um todo.
Pensando
em uma abrangência maior de nosso raio de interação, venho fazendo um estudo da
viabilidade principalmente institucional, pesquisando principalmente os órgãos,
as entidades nacionais como Ministério Público, Polícia Federal, Justiça
Federal de Curitiba, Ministério das Relações Exteriores, na pessoa do Ministro
José Serra (PSDB-São Paulo) se possível e viável o Ministério da Transparência
bem como outros que não cabe aqui detalhar, entidades que levantam a bandeira
do combate a corrupção, como a Transparência Internacional e outras, essa
ultima, em evidência nestes últimos dias e até com notória manifestação dentro
do ineditismo, da entidade Transparência Internacional, especificamente
intervindo no Ministério da Transparência, supra mencionado.
E,
também, por uma necessidade que explicaremos melhor nos documentos que advirão.
Chegamos a conclusão da necessidade precípua, a partir de um
certo
momento, aquelas internacionais, como ONU, OEA, Mercosul, Unassul,
Ministério das Relações Exteriores – Embaixadas e Consulados de países mais
diretamente ligados. Sem deixarmos de pensar também na possibilidade de
efetivação de contatos virtuais, por correspondência convencional, e mesmo
presencial com órgãos, entidades e instituições que se proponham a discutir
esta proposta. Sem deixar de mencionar empresas dos diversos ramos que tenham
também como bandeira os mesmo ideais. Recentemente, ressalto o Fórum da
Revista Veja do Grupo Abril Cultural e outras iniciativas isoladas.
Conforme
raciocínio desenvolvido por mim, o Mercosul (Mercando Comum do Cone Sul), foi
criado para dar uma dimensão, ao que se refere à integração regional, na
preparação para a aplicação do futuro de um consistente blocoem matéria
comercial. Não se restringe à cooperação destinados a apoiar a realização de
objetivos exclusivamente nacionais, mas também internacional, tendo em vista
que é um bloco estrategicamente formado por países como Brasil, Argentina,
Uruguai, Paraguai, dentre outros.
Ao longo
dos seus de mais de duas décadas de existência, o Mercosul (Mercado Comum do
Sul), constituído, incialmente, pela Argentina, pelo Brasil, pelo Paraguai e
pelo Uruguai, tem contribuído para promover a paz e a estabilidade, para
instituir um diálogo político de alto nível e para reforçar a cooperação
interna e internacional. Contudo, desde o último Documento de Estratégia
Regional em 2002, foram poucos os progressos registados no sentido da
concretização de uma união aduaneira e de um mercado comum estruturado. Embora
o Mercosul tenha ainda de criar esforços consideráveis para alcançar os seus
objetivos originais, já registou progressos palpáveis no que respeita ao seu
enquadramento institucional, esses representados nas questões institucionais
dos países signatários do bloco.
O
Mercosul continua se deparando com enormes desafios, ao que se refere ao seu
processo de tomada de decisões e sua capacidade para aplicar e fazer cumprir a
legislação comum; a concretizar o mercado comum, que se coloca como que
impossível, haja vista o vai e volta dos países na estrutura de Estado-Nação,
ou seja, ora democracia, ora populismo, ora autoritarismo; precisa aumentar a
sensibilização e participação da sociedade civil no projeto de integração
regional, o que também está se tornando difícil, porque os governos, e nenhum
escapa dessa herança, sempre estão mergulhados na sistêmica corrupção.
O
governo provisório do Michel Temer tem uma árdua tarefa pela frente, na
representação do seu chanceler José Serra. Nos quase 12 (doze) anos de governo
petista, nada foi feito para a incrementação do fortalecimento do bloco do
Mercosul. E não foi só no Brasil que houve retrocesso. Na Argentina, que
espera-se agora com Magri que haja uma retomada à valorização do Grupo, muito
embora o presidente Argentino acena sua bandeira para o bloco que tem o Chile
como liderança no grupo que comanda. Paraguai e Uruguai são nações sem peso no
bloco do Mercosul. A Venezuela, pela sua outrora importância como exportadora
de petróleo, atualmente se encontra em um dilema institucional. Seguir a
democracia ou se arriscar pelo caminho ditatorial com o presidente Maduro. A
Bolívia também não encontrou seu rumo. Portanto, são variáveis imprevisíveis no
cenário da região da América do Sul.
Comunico
que tenho me dedicado com afinco, nesta proposta, que me fez afastar um pouco
da
atuação
nas ruas e que peço desculpas aos que sintonizam com nossa causa, e quase
na integralidade, por escolha, convicção patriotismo e outros motivos que não
cabe aqui elencar.
A título
de sugestão, antes de findar esta correspondência, tenho proposta
concreta sobre a missão, visão e valores de nossas entidades a serem
apresentadas aceitando nossa possibilidade de contribuição.
Finalmente,
gostaria de me dessem a honra de conversarmos pessoalmente, o que para mim é
sempre um privilégio, dentro do agendamento de vocês duas, ou até mesmo com a
Mara Zumpano, se achar que convém, para que possamos traçar
direcionamentos, dentro de nossa proposta e uma atuação para os grupos,
em cujo momento é essencial e históricamente marcante.
Atenciosamente,
Gilberto
Martins Borges Filho.'.
Membro
dos Grupos NASRUAS/AMETHYST
TRAFFIC
DOCTOR AND INFECTOLOGIST
Membro dos Grupos NASRUAS/AMETHYST
Traffic
Doctor And Infectologist
(Registry
Number Qualification Specialist – RQE 37.677) (Número de Registro de
Qualificação de Especialista – RQE )
Registry Number: 138075
Regional Medical Board of São Paulo (CREMESP)/
Registry Number : 23776
Tel: 11-
9 6356 4573/11-9 7951 8097 /31- 9 9383 3338/Fixo: 31 3456 8007
Emails
(FAVOR C/c para todos os e-mails):
JUSTIFICATIVA (BACKGROUDND)
Carla.
Vamos
nos manifestar em alto e bom som, que nossos grupos, tendo você como
representante, defende o que a população brasileira e os Estados Democráticos defendem. Chega de
populistas enganadores que tem por fim, única e exclusivamente a dilapidação do
patrimônio do Brasileiro.
Chega,
como demonstram os EUA, de governos ditatoriais sem propostas concretas e não
pautadas em planos/projetos de governos consistentes, tecnicamente bem
elaborados, pois, que tem como único e exclusivo fim, a perpetuação no
poder.
Seguem
manifestações, cujas reportagens que stamos acompanhando foram filtradas, para
que possamos demonstrar a identidade dos grupos NASRUAS/Amethyst/Aliança dos
Movimentos
Democráticos
e outros sintonizados com os mesmos ideais, como momentos desafiadores,
seguindo, ao final, petição pública com suas finalidades.
Além dos
mecanismos internos de combate à criminalização à quadrilhas que usam o
Estado constituído como meio de “blindagem” para práticas ilícitas, como o que
foi evidenciado e demonstrado pelas instituições democráticas de combate ao
crime organizado (Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça
Federal), bem como por forte pressão popular por meio de representantes de
grupos organizados, como é seu caso, temos resoluções da Organização das
Nações Unidas (ONU), que podem ser utilizadas como parâmetros (se é que já não
estão sendo usados pelos competentes Procuradores da República encarregados da
árdua missão de
desmantelar
uma quadrilha muito bem constituída) para reforçar o combate à corrupção.
É o caso
da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, composta de 71 artigos que
se encontram divididos em 8 capítulos. É importante que nos atentemos ao que
consta na ONU,
justamente
para dar respaldo legítimo ao combate à corrupção brasileira.
Como
estamos constatando na mídia internacional, há uma Guerra midiática a favor e
contra a legalidade do impeachment. A Venezuela, por meio de seu
presidente, declarou Estado de Exceção levantando todas as garantias
individuais e coletivas. Ou seja, é a implantação da ditadura.
A
Bolívia não ficará atrás.
Mas
os Estados Unidos da América já declarou, por meio da Organização dos Estados
Americanos OEA), que o que aconteceu no Brasil não foi
Golpe.
Com essa declaração, os EUA mandam um recado: não compactuamos mais com
governos populistas e sobretudo ditatoriais.
Momento
Desafiador!!!
Conforme,
percebe, os políticos mal intencionados, tem um arsenal de manipulações
espúrias,
e dentre elas, principalmente recentemente a Operação Lava Jato, as questões de
Obstrução de Justiça na nossa política e
principalmente
neste tipo de Presidencialismo de Coalizão, estão ficando adormecidas e de
repente vem a tona agora, com o ato de Nosso Procurador Geral da República
Rodrigo Janot, que possivelmente, pensando em UM NOVO GOVERNO parece ter
resolvido TOMAR ATITUDES que deveriam, quem sabe ter sido tomadas há mais
tempo. E, se o governo atual tivesse mais força para permanecer será que tais
questões viriam a tona envolvendo a Presidente no Caso de Obstrução de
Justiça e de outras personagens
que participam direta e indiretamente desta gestão como Lula, Cardoso e
outros que agora estão sendo denunciados pelo Procurador Geral a serem investigados? E no caso
Lula, que tem sido considerado por Rodrigo Janot, o principal articulador do
Mensalão e Lava Jato considerando
que ambas tem ligações nítidas, segundo o referido procurador geral, e sendo
uma continuidade da outra, ao que parece ligação entre si nítidas.
Nesta
conjuntura política e neste contexto é importante ressaltar que o Estado
Democrático de Direito foi instituído em 1988, com a promulgação da Constituição. A separação dos
poderes,
o que afirmamos funções do Estado, haja vista que o poder emana unicamente do
povo, que são o Executivo, Legislativo e Judiciário, na nova ordem constitucional não deixa
qualquer dúvida de que ingerência de uma função em outra deve ser interpretada como extremamente maléfica e inconstitucional.
Sendo
assim, qualquer autoridade da função executiva do Estado, bem como da função legislativa, tem o direito de
opinar mas nunca impor. Mas aqui cabe uma ressalva, que não adentra no aspecto
constitucional e legal. Há uma prática que foi construída desde à época
do Brasil Colônia, tendo, com a vinda da família real em 1808, tornado-se uma
praga na organização político-constitucional no País de hoje. O fisiologismo
acompanhado do tráfico de influência. E isso está repercutindo no que estamos
presenciando, vendo e ouvindo ao que se refere à obstrução da justiça.
Lamentavelmente,
a justiça não é tão imparcial como a lei determina. Mas isso é a exceção. A
regra é a imparcialidade do judiciário e seus representantes. Isso permite,
muito embora a Constituição Federal determina o contrário, que uma função
(Poder) independente não deve ter ingerência em outro. Mas é o que faz o
Executivo e o Legislativo em relação ao Judiciário. Infelizmente é o Presidente
da República que nomeia os Ministros do Supremo Tribunal Federal. Infelizmente,
é o Congresso Nacional que determina o aumento salarial para os membros
do judiciário.
Isso,
lamentavelmente, ainda gera muito tráfico de influência.Mas a condução das
operações contra a corrupção, tendo como condutor e representante da
magistratura federal o juiz Sérgio Moro, Conduz a operação conhecida como lava
jato com total está tendo uma independência com o apoio da sociedade e das
instituições democráticas jamais vistas. As manifestações e determinações
técnicas nos processos judiciais contra a corrupção no Brasil, em escala jamais imaginada, têm
o respaldo de toda a cúpula do judiciário. Isso é bom para a sociedade, bom
para o Brasil e bom para futuro de todos. Só é muito ruim para uma classe de
políticos que querem se esbaldar no dinheiro público.
Sérgio
Moro, entretanto, não trabalha de forma isolada. Para que esse respaldo tenha
eficácia e que seu trabalho não seja em vão, ou não tenha a credibilidade e
eficácia que estão tendo, conta com outras duas instituições de peso e
credibilidade. A primeira o Ministério Público Federal, que não é uma
instituição ligada nem ao judiciário (Supremo Tribunal Federal), nem ao legislativo (Congresso Federal – Câmara
dos Deputados e Senado Federal) e muito menos ao executivo (Presidência da
República). E uma instituição pautada apenas no cumprimento do que determina a
Constituição Federal, que tem por prerrogativa formular peças de denúncia, após
o recebimento de inquérito policial, que autorizará o judiciário a abertura de
processo judicial. A outra instituição igualmente importante é a Polícia Federal,
no âmbito das questões que tratam da competência de crimes federais. Está
subordinada ao Executivo Federal (presidência da República) na pessoa do
Ministro da Justiça. Mas essa instituição adquiriu uma autonomia administrativa
e funcional, que até mesmo o Ministro nomeado pelo Presidente está limitado em
determinar como a Polícia Federal deve coordenar e dirigir suas investigações.
Por isso autoridades, sejam de quais funções de Estado (Poderes de Estado) quando
se manifestam sobre questões do Judiciário e do Ministério Público Federal,
apenas opinam, sem, no entanto terem suas manifestações caráter
imperativo. É dessa forma que o Ministro da Defesa coloca suas ponderações em
relação ao quadro político atual, sem entrar na esfera do judiciário e do
ministério público. Pode, como outros ministros, ser porta voz do presidente em
exercício Michel Temer. Até porque, como Ministro de Estado em exercício de uma pasta que está diretamente
vinculada à Segurança Nacional, sua manifestação é até um dever.
Portanto,
o presidente em exercício Michel Temer, designará seus ministros para se
manifestarem ao que lhes compete, mas ele róprio se dará à faculdade
de não se expor diretamente ao novo escândalo que surgiu, com escutas,
grampos, acordo com mudanças de lei com única finalidade de enfraquecer a
operação lava jato e tentativa de obstrução de justiça.
Michel
Temer tem uma função maior no governo provisório. Dar credibilidade ao seu
governo, provar sua capacidade em gerenciar, reerguendo a economia nacional
para que as indústrias voltem a produzir, exportar e contratar mão-de-obra. Ao
mesmo tempo, fazer articulações no Congresso Nacional (Senado e Câmara dos
Deputados) para que seus projetos sejam aprovados e implementados. Essa é a
tônica do seu governo. Sendo vitorioso nesse primeiro momento, certamente
conduzirá o País até as próximas eleições em 2018. E o PT estará,
rremediavelmente, fora do baralho, fora do
jogo.
Parece-me
que com este vir a tona destes fatos concretos, supra citados, como marco, ponto
de partida, dentre outras que foram divulgadas e outras que virão, nos
promoveu reflexões e sobre tal problemática e neste sentido pensamos
desenvolver políticas e estratégias agregadas a outras que se encontram
atuantes. Dentre as
estratégias
pensadas vislumbramos a possibilidade de criar um mecanismo de âmbito global
que vise garantir a estabilidade de nossa democracia, bem como
assegurarmos garantias e solidificação de nossas instituições que lutam contra
a corrupção neste país. Com tudo supra exposto, nos dão ímpetos de lançar
UMA PETIÇÃO A NÍVEL INTERNACIONAL com caráter inédito inovador, pois
envolvendo dimensões ainda não contempladas com sua influência nos meandros do
poder e que fruto desta recente experiência que se inicia em 2011 com as fundações do NASRUAS e de
AMETHYST_NGO.
Além
disso, estou estudando a
Possibilidade de
publicação em periódico específico mais relacionados com assunto
que gostaria de comentar, caso interesse tanto por este árduo trabalho,
bem como pela possibilidade de dar a honra de participar da
publicação como
coautora.
OBJETIVO (MESMO DA PETIÇÃO): obter as garantias transnacionais que governos que assumam o comando de
países tais como esta acontecendo no Brasil, podendo serem outras
condições peculiares inerentes a outros países nos quais possam se
verificar competências e/ou procedimentos ilegais caracterizados como
corrupção ativa e passiva , bem como tentativas de obstrução de justiça e
outras não mencionados aqui. Através de alianças transnacionais, básico e inicialmente de cidadãos individuais,
bem como grupos de indignados mundiais que através de seus
participantes sejam mobilizados através de recursos de informática e comunicação, e principalmente associados à
mobilizações presenciais nas ruas (movimentos sociais) tendo como
ponto de partida os cidadãos indignados e engajados de diversos países,
associados às instituições republicanas democraticamente institucionalizadas, garantam com
leis suficientemente fortalecidas bem como suas instituições no estado
democrático de direito. Tal processo poderia ser proposto para Aliança Democrática Nacional que
seja promotora de referido processo nos diversos países de cidadãos signatários inicialmente desta petição
pública internacional, e futuramente acordos entre entidades de grupos
indignados nos diversos países no mundo.
Além da importante finalidade de dar visibilidade ao grupo, chamar
a atenção internacional sobre nossas questões relacionadas com Crise
Política decorrente
de atos de corrupção das 10 medidas anticorrupção.
#GLOBAL ANTI-CORRUPTION PETITION/#PETIÇÃO GLOBAL ANTI-CORRUPÇÃO
PETIÇÃO PÚBLICA GLOBAL DE SIGNATÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO QUE
TEM COMO
DIREITOS FUNDAMENTAIS A DEMOCRACIA E A LIBERDADE, LEGADOS DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO COMO MARCO REFERENCIAL PARA O DIREITO
DE TODOS PARA UM MUNDO LIVRE DE CORRUPÇÃO
[FUNDAMENTADO NOS ARTIGOS 1º, INCISOS II e III (CIDADANIA E DIGNIDADE), E 5º, INCISOS IV, XVI E XVII (LIVRE MANIFESTAÇÃO, REUNIÃO E LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO) DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988].
DIREITOS FUNDAMENTAIS A DEMOCRACIA E A LIBERDADE, LEGADOS DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO COMO MARCO REFERENCIAL PARA O DIREITO
DE TODOS PARA UM MUNDO LIVRE DE CORRUPÇÃO
[FUNDAMENTADO NOS ARTIGOS 1º, INCISOS II e III (CIDADANIA E DIGNIDADE), E 5º, INCISOS IV, XVI E XVII (LIVRE MANIFESTAÇÃO, REUNIÃO E LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO) DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988].
PROPOSTA DE MANIFESTO ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA [POR
UMA SOCIEDADE DEMOCRATICAMENTE LIVRE]
A presente petição pública tem como objetivo principal a obtenção de garantias transnacionais de governos que assumam o comando de países tais como esta acontecendo no Brasil, bem como outras condições peculiares inerentes a outros países nos quais possam se verificar competências e/ou procedimentos ilegais caracterizados como corrupção ativa e passiva, bem como tentativas de obstrução de justiça e outras tendo por objetivo essa extensão. Através de alianças transnacionais básica e inicialmente de cidadãos individualizados, grupos de
indignados mundiais através de seus participantes, sejam mobilizados através de recursos de informática e comunicação e principalmente associados à mobilizações presenciais nas ruas (movimentos sociais) tendo como ponto de partida os cidadãos indignados e engajados de diversos países, associados aliado às instituições republicanas constitucionalmente democráticas que garantam leis suficientemente fortalecidas, bem como suas instituições no Estado Democrático de Direito. Tal processo poderia ser proposto para Aliança Democrática Nacional que seja promotora de processos nos diversos países de cidadãos signatários inicialmente desta petição publica internacional e futuramente acordos entres entidades de grupos indignados nos diversos países no mundo.
Nós, cidadãos brasileiros, latinoamericanos e de todas as nações que tem como pressuposto a liberdade e cidadania como
valor maior, abaixo assinados com base na PROPOSTA DE MANIFESTO ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA [POR UMA SOCIEDADE DEMOCRATICAMENTE LIVRE, cujo link< http:// >
Propõe-se ao Povo Brasileiro e a Comunidade Internacional estar alinhada com “As Dez Medidas Contra a Corrupção” e Apoio Irrestrito à Justiça Federal (vide abaixo e anexo nota de apoio da AJUFE), ao Ministério Público e Polícia Federal para seus fortalecimentos bem como suas autonomias.
ALIADO A ISTO PROPOSTA DE UMA NOVA CAMPANHA MUNDIAL
A presente petição pública tem como objetivo principal a obtenção de garantias transnacionais de governos que assumam o comando de países tais como esta acontecendo no Brasil, bem como outras condições peculiares inerentes a outros países nos quais possam se verificar competências e/ou procedimentos ilegais caracterizados como corrupção ativa e passiva, bem como tentativas de obstrução de justiça e outras tendo por objetivo essa extensão. Através de alianças transnacionais básica e inicialmente de cidadãos individualizados, grupos de
indignados mundiais através de seus participantes, sejam mobilizados através de recursos de informática e comunicação e principalmente associados à mobilizações presenciais nas ruas (movimentos sociais) tendo como ponto de partida os cidadãos indignados e engajados de diversos países, associados aliado às instituições republicanas constitucionalmente democráticas que garantam leis suficientemente fortalecidas, bem como suas instituições no Estado Democrático de Direito. Tal processo poderia ser proposto para Aliança Democrática Nacional que seja promotora de processos nos diversos países de cidadãos signatários inicialmente desta petição publica internacional e futuramente acordos entres entidades de grupos indignados nos diversos países no mundo.
Nós, cidadãos brasileiros, latinoamericanos e de todas as nações que tem como pressuposto a liberdade e cidadania como
valor maior, abaixo assinados com base na PROPOSTA DE MANIFESTO ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA [POR UMA SOCIEDADE DEMOCRATICAMENTE LIVRE, cujo link< http:// >
Propõe-se ao Povo Brasileiro e a Comunidade Internacional estar alinhada com “As Dez Medidas Contra a Corrupção” e Apoio Irrestrito à Justiça Federal (vide abaixo e anexo nota de apoio da AJUFE), ao Ministério Público e Polícia Federal para seus fortalecimentos bem como suas autonomias.
ALIADO A ISTO PROPOSTA DE UMA NOVA CAMPANHA MUNDIAL
PETIÇÃO
PÚBLICA DE SIGNATÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO QUE TEM COMODIREITOS FUNDAMENTAIS
A DEMOCRACIA, ALIBERDADE E O DIREITO DE TODOS PARA UM MUNDO LIVRE DE CORRUPÇÃO.
[FUNDAMENTADO
NOS ARTIGOS 1º,
INCISOS
II e III (CIDADANIA E DIGNIDADE), E 5º, INCISOS IV, XVI E XVII (LIVRE
MANIFESTAÇÃO, REUNIÃO E LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO) DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE
1988].
PROPOSTA
DE MANIFESTO ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA [POR UMA SOCIEDADE
DEMOCRATICAMENTE LIVRE]
A
presente petição pública tem como objetivo principal a obtenção de garantias
transnacionais de governos que assumam o comando de países
tais
como esta acontecendo no Brasil, bem como outras condições peculiares
inerentes a outros países nos quais possam se verificar competências e/ou
procedimentos ilegais caracterizados como corrupção ativa e passiva, bem como
tentativas de obstrução de justiça e outras tendo por objetivo essa extensão.
Através de alianças transnacionais básica e inicialmente de cidadãos
individualizados, grupos de
indignados
mundiais através de seus participantes, sejam mobilizados através de recursos
de informática e comunicação e principalmente associados à mobilizações
presenciais nas ruas (movimentos sociais)
tendo
como ponto de partida os cidadãos indignados e engajados de
diversos países, associados aliado às instituições republicanas
constitucionalmente
democráticas que garantam leis suficientemente fortalecidas, bem como
suas instituições no Estado Democrático de Direito. Tal processo poderia ser
proposto para Aliança Democrática
Nacional
que seja promotora de processos nos diversos países de cidadãos
signatários
inicialmente desta petição publica internacional e
futuramente
acordos entres entidades de grupos indignados nos diversos
países
no mundo.
Nós,
cidadãos brasileiros, latinoamericanos e de
qualquer
outra nação, abaixo assinados, com fundamento no art. 61, § 2º,
da
Constituição Federal e art.13 e 14 da Lei Federal nº 9.709, de
18/11/1998,
conclamamos a Presidente da República e aos Presidentes do
Senado
Federal, da Câmara dos Deputados, ao Procurador Geral da
República
e ao Supremo Tribunal Federal (A SEREM DEFINIDOS) e com base
na
PROPOSTA DE MANIFESTO ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA [POR
UMA
SOCIEDADE DEMOCRATICAMENTE LIVRE, cujo link< http:// >
Propõe-se
ao
Povo Brasileiro e a Comunidade Internacional estar alinhada com “As
Dez
Medidas Contra a Corrupção” e Apoio Irrestrito
à
Justiça Federal
(vide
abaixo e anexo nota de apoio da AJUFE), ao Ministério Público e
Polícia
Federal para seus fortalecimentos bem
como
suas autonomias.
ALIADO A
ISTO PROPOSTA DE UMA NOVA CAMPANHA MUNDIAL DE VIGILÂNCIA,
RESPONSABILIDAE
E PREVENÇÃO À OBSTRUÇÃO À JUSTIÇA todos baseados na
conjuntura
brasileira, da América Latina e Mundial.
MANIFESTO COM INCLUSÃO MERCOSUL
Orquestrada
pelo Palácio do Planalto (Presidente e Ministros da República da base
governista), de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornar-se
ministro da Secretaria Geral de Governo, ocorreu situações
constrangedoras, surreais e até absurdas. Embora a população, em
sua maioria, condenarem o ato das duas figuras públicas que se destacam neste
momento no cenário nacional, não por virtudes, mas por atos que
absolutamente os desqualificam para qualquer conduta de vida pública
e particular, Lula encontra-se na iminência de se tornar primeiro
ministro de um Estado presidencialista. Há uma liminar proibindo a
formalização do ato, mas o colegiado do Supremo Tribunal Federal poderá
derrubá-la. Por isso, apesar de o jornal The Economist condenar a prática
utilizada pelo Juiz Sérgio Moro na questão da escuda da presidente com o
ex-presidente, o povo não pode baixar a guarda e assistir passivamente que a
corrupção continue.
Pode até
ser questionável do ponto de vista jurídico o procedimento do Juiz condutor da
lava jato, mas se não fosse assim a população brasileira jamais saberia o que
estava acontecendo nos porões obscurantistas do PT.
O que
foi demonstrado foi a realidade do comportamento dos membros da alta cúpula do
PT, que revelam péssimo caráter, desprezo pela Constituição Federal de
1988 e deboche para com o povo, bem como para a comunidade
política. A presidente da República pratica ato de improbidade na administração
pública (Constituição Federal, artigo 85, inciso V, da Lei Federal 1.079/1950,
artigo 4º).os membros da alta cúpula da República Petista revelam
péssimo caráter, desprezo pela Constituição Federal e deboche para
com o povo, a comunidade política brasileira. Mais uma vez, por sua
incompetência a Presidente Dilma pratica ato de improbidade na
administração pública (CF, art. 85, V; Lei Federal n. 1.079/1950, art.
4o.). São espécimes rastejantes, venenosas, jararacas que se aquartelaram no
poder, montando uma organização política criminosa.
Finalizando,
tecemos algumas considerações sobre a política externa brasileira,
especificamente em relação ao bloco econômico do Mercosul. Este foi criado para
dar uma dimensão, ao que se refere à integração regional, na preparação para a
aplicação do futuro de um consistente blocoem matéria comercial. Não se
restringe à cooperação destinados a apoiar a realização de objetivos
exclusivamente nacionais, mas também internacional, tendo em vista que é um
bloco estrategicamente formado por países como Brasil, Argentina, Uruguai,
Paraguai, dentre outros.
Ao longo
dos seus de mais de duas décadas de existência, o Mercosul (Mercado Comum do
Sul), constituído, incialmente, pela Argentina, pelo Brasil, pelo Paraguai e
pelo Uruguai, tem contribuído para promover a paz e a estabilidade, para instituir
um diálogo político de alto nível e para reforçar a cooperação interna e
internacional. Contudo, desde o último Documento de Estratégia Regional em
2002, foram poucos os progressos registados no sentido da concretização de uma
união aduaneira e de um mercado comum estruturado. Embora o Mercosul tenha
ainda de criar esforços consideráveis para alcançar os seus objetivos
originais, já registou progressos palpáveis no que respeita ao seu
enquadramento institucional, esses representados nas questões institucionais
dos países signatários do bloco.
O
Mercosul continua se deparando com enormes desafios, ao que se refere ao seu
processo de tomada de decisões e sua capacidade para aplicar e fazer cumprir a
legislação comum; a concretizar o mercado comum, que se coloca como que
impossível, haja vista o vai e volta dos países na estrutura de Estado-Nação,
ou seja, ora democracia, ora populismo, ora autoritarismo; precisa aumentar a
sensibilização e participação da sociedade civil no projeto de integração regional,
o que também está se tornando difícil, porque os governos, e nenhum escapa
dessa herança, sempre estão mergulhados na sistêmica corrupção.
O
governo provisório do Michel Temer tem uma árdua tarefa pela frente, na
representação do seu chanceler José Serra. Nos quase 12 (doze) anos de governo
petista, nada foi feito para a incrementação do fortalecimento do bloco do
Mercosul. E não foi só no Brasil que houve retrocesso. Na Argentina, que
espera-se agora com Magri que haja uma retomada à valorização do Grupo, muito
embora o presidente Argentino acena sua bandeira para o bloco que tem o Chile
como liderança no grupo que comanda. Paraguai e Uruguai são nações sem peso no
bloco do Mercosul. A Venezuela, pela sua outrora importância como exportadora
de petróleo, atualmente se encontra em um dilema institucional. Seguir a
democracia ou se arriscar pelo caminho ditatorial com o presidente Maduro. A
Bolívia também não encontrou seu rumo. Portanto, são variáveis imprevisíveis no
cenário da região da América do Sul.
O
GIGANTE, POVO, TEM QUE SE LEVANTAR, apoiando as instituições democráticas.
PROPOSTA
DE MANIFESTO ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA [POR UMA SOCIEDADE
DEMOCRATICAMENTE LIVRE]
A
presente petição pública tem como objetivo principal a obtenção de garantias
transnacionais de governos que assumam o comando de países tais como esta
acontecendo no Brasil, bem como outras condições peculiares inerentes a outros
países nos quais possam se verificar competências e/ou procedimentos ilegais
caracterizados como corrupção ativa e passiva, bem como tentativas de obstrução
de justiça e outras tendo por objetivo essa extensão.
Através
de alianças transnacionais básica e inicialmente de cidadãos individualizados,
grupos de indignados mundiais através de seus participantes, sejam
mobilizados através de recursos de informática e comunicação e principalmente
associados à mobilizações presenciais nas ruas (movimentos sociais) tendo como
ponto de partida os cidadãos indignados e engajados de diversos países,
associados aliado às instituições republicanas constitucionalmente democráticas
que garantam leis suficientemente fortalecidas, bem como suas instituições no
Estado Democrático de Direito. Tal processo poderia ser proposto para Aliança
Democrática Nacional que seja promotora de processos nos diversos países de
cidadãos signatários inicialmente desta petição publica
internacional e futuramente acordos entres entidades de grupos indignados
nos diversos países no mundo.
Além
dessa manifestação e também ser importante tecermos considerações ao bloco
econômico mais importante da América do Sul, este sendo o Mercosul
(Mercando Comum do Cone Sul), que foi criado para dar uma dimensão, ao que se
refere à integração regional, na preparação para a aplicação do futuro de um
consistente blocoem matéria comercial. Não se restringe à cooperação destinados
a apoiar a realização de objetivos exclusivamente nacionais, mas também
internacional, tendo em vista que é um bloco estrategicamente formado por
países como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, dentre outros.
Ao longo
dos seus de mais de duas décadas de existência, o Mercosul (Mercado Comum do
Sul), constituído, incialmente, pela Argentina, pelo Brasil, pelo Paraguai e
pelo Uruguai, tem contribuído para promover a paz e a estabilidade, para
instituir um diálogo político de alto nível e para reforçar a cooperação
interna e internacional. Contudo, desde o último Documento de Estratégia
Regional em 2002, foram poucos os progressos registados no sentido da
concretização de uma união aduaneira e de um mercado comum estruturado. Embora
o Mercosul tenha ainda de criar esforços consideráveis para alcançar os seus
objetivos originais, já registou progressos palpáveis no que respeita ao seu
enquadramento institucional, esses representados nas questões institucionais
dos países signatários do bloco.
O
Mercosul continua se deparando com enormes desafios, ao que se refere ao seu
processo de tomada de decisões e sua capacidade para aplicar e fazer cumprir a
legislação comum; a concretizar o mercado comum, que se coloca como que
impossível, haja vista o vai e volta dos países na estrutura de Estado-Nação,
ou seja, ora democracia, ora populismo, ora autoritarismo; precisa aumentar a
sensibilização e participação da sociedade civil no projeto de integração
regional, o que também está se tornando difícil, porque os governos, e nenhum
escapa dessa herança, sempre estão mergulhados na sistêmica corrupção.
O
governo provisório do Michel Temer tem uma árdua tarefa pela frente, na
representação do seu chanceler José Serra. Nos quase 12 (doze) anos de governo
petista, nada foi feito para a incrementação do fortalecimento do bloco do
Mercosul. E não foi só no Brasil que houve retrocesso. Na Argentina, que
espera-se agora com Magri que haja uma retomada à valorização do Grupo, muito
embora o presidente Argentino acena sua bandeira para o bloco que tem o Chile
como liderança no grupo que comanda. Paraguai e Uruguai são nações sem peso no
bloco do Mercosul. A Venezuela, pela sua outrora importância como exportadora
de petróleo, atualmente se encontra em um dilema institucional. Seguir a
democracia ou se arriscar pelo caminho ditatorial com o presidente Maduro. A
Bolívia também não encontrou seu rumo. Portanto, são variáveis imprevisíveis no
cenário da região da América do Sul.
Nós,
cidadãos brasileiros, latinoamericanos e de todas as nações que tem como pressuposto
a liberdade e cidadania como valor maior, abaixo assinados com base na PROPOSTA
DE MANIFESTO ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA [POR UMA SOCIEDADE
DEMOCRATICAMENTE LIVRE. Propõe-se ao Povo Brasileiro e a Comunidade
Internacional estar alinhada com “As Dez Medidas Contra a Corrupção” e
Apoio Irrestrito à Justiça Federal (vide abaixo e anexo
nota de
apoio da AJUFE), ao Ministério Público e Polícia Federal para seus
fortalecimentos bem como suas autonomias.
THE END
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